Gibson LP Júnior

Em 1954, para aumentar ainda mais o mercado das guitarras de corpo sólido, a Gibson começou a divulgar a Gibson Les Paul Junior. , a Gibson, novamente, estava mirando no público iniciante novamente com o design da Les Paul Junior.Ao longo do tempo este design provou ser eficiente também para o uso profissional.

Houve diferenças marcantes entre os outros modelos de Les Paul e a Les Paul Junior. Por exemplo, embora o contorno de corpo da Junior fosse claramente uma reminiscência do corpo da Les Paul original , o padrão Junior foi caracterizado por seu flat-top de mogno com acabamento tradicional Gibson Sunburst. A Junior foi apresentada como uma opção barata para os consumidores das guitarras elétricas da Gibson[carece de fontes]: ela tinha um captador P-90 simples, um volume de controle comum e dois controles de tonalidade e uma escala de rosewood não colada ao braço e marcação de bolinha no braço. Entretanto como uma concessão às aspirações de guitarristas iniciantes a Junior apresentava um cordal e ponte semelhantes ao da segunda encarnação da guitarra Gold-Top.

Mais tarde, em 1965, a Gibson lançou a Les Paul TV Model, que essencialmente era uma Junior que a Gibson chamava de ‘acabamento natural’.Este acabamento era na verdade mais como uma coloração mostarda translúcida amarela através da qual o veio da madeira podia ser enxergado e não foi diferente do acabamento que a rival Fender chamava de Manteiga amarela.A idéia atrás da TV amarela era que guitarras brancas poderiam brilhar muito mais nas transmissões de tv preto e branco enquanto as TV Amarela não brilhariam tanto.

Em 1958, a Gibson fez mudanças radicais no design de seus modelos Junior e TV: as mudanças de designs se tornaram mudanças cosméticas para essas guitarras que poderiam mais tarde ter enorme importância. Para acomodar o pedido de guitarristas para ter mais acesso as casas mais agudas, que os modelos anteriores não permitiam, Gibson renovou ambos os modelos com um novo corte duplo na forma do corpo. Em adição , o visual rejuvenescido da Junior foi incrementado com um novo acabamento cereja , enquanto a reformada TV adotou uma nova coloração com acabamento amarelo para combinar com seu novo design.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: